Como Começar a Escrever Meu Livro: E Uma Dica de Ouro

Como devo começar a escrever? Uma das maiores fontes de insegurança do escritor é como começar a escrever seu livro.

As primeiras palavras que deve usar, parágrafos que fisguem o leitor à primeira vista, a primeira página tem que ser perfeita.

Mas o que muitos escritores não sabem é que o início da sua obra não está no ato de escrever a primeira palavra no papel.

O verdadeiro começo acontece quando a ideia chega em sua cabeça e começa a te perturbar o sono.

Esse foi o seu início e você nem se deu conta. Mas espera aí um pouquinho, o que você está querendo dizer Criadores de Mundos? Segue comigo que vou te explicar direitinho.

O começo é apenas a ideia.

O começo é apenas a ideia. (Foto: retirada do Canva)
O começo é apenas a ideia. (Foto: retirada do Canva)

Como assim o começo é apenas a ideia? Isso mesmo, seu livro nasce quando você se permite ouvir a ideia que estava perambulando pelo espaço etéreo dos pensamentos.

Qualquer grande criação, seja ela literária ou não, começa com uma ideia, a projeção da sua mente sobre um mundo, uma personagem, uma obra, uma máquina, não importa.

Mas basta apenas alimentar esse monstrinho chamando ideia que tudo vai dar certo? NÃO! Segue a linha que você vai entender melhor.

Colocando as Ideias dos Livros no Papel

Existe um abismo enorme entre conceber a ideia e de fato colocá-la no papel. Essa angústia faz parte da vida de muitos escritores que desejam ter seus livros publicados, livres para conquistar corações pelo mundo.

Boa parte desse “receio” está na insegurança, sentimento contínuo na vida de um escritor e você deverá aprenderá a lidar com ela.

A cura desses anseios começa quando externalizamos o que veio em nossa cabeça, ou seja, escrevemos ou digitamos.

Mesmo sem ordem definida, coloque para fora cada minucioso detalhe desse novo mundo. Faça tópicos em uma folha, escreva por extenso, digite no word, em um aplicativo, bloco de notas, mande áudios, não importa. Apenas registre.

A dica que dou é fazer um grupo do WhatsApp ou Telegram que tenha apenas você e nele você depositará toda e qualquer ideia que venha. Costumo mandar áudios, para não “esfriar” o assunto e perder as minúcias, mas cada um escolher um estilo e você terá de descobrir o seu.

Organizando as Ideias do seu Livro

Depois de descarregar o peso do “bum” de criatividade, chegou a hora do trabalho duro.

É importante ressaltar que um livro é construído em camadas, existe uma série de perguntas que devem ser respondidas antes de você começar a escrever a obra de fato e um compilado de etapas para serem cumpridas.

Pense no seu livro como um jogo cheio de fases: a primeira você já cumpriu ter a ideia e colocá-la no papel, agora você vai para a segunda, que é separar:

  • Quem são seus protagonistas?
  • Quais são os personagens secundários?
  • Qual é o objetivo da minha trama?
  • Quais são os vilões/desafios?
  • Será um livro único ou uma saga?
  • Quanto tempo por dia devo me dedicar a construir a minha história?

Cada resposta para essas perguntas deve ser respondida com calma, consciência e ouvindo seu coração.

Quem disse quer escrever um livro não dá trabalho? Separe o melhor horário do seu dia para trabalhar em cada resposta e construir o primeiro alicerce da sua história.

Dica de ouro: Como começar a escrever

Uma dica de Ouro. (Foto: retirada do Canva)
Uma dica de Ouro. (Foto: retirada do Canva)

Comece construindo seus personagens. Eles são a força motriz das histórias, os responsáveis por cativar o leitor e marcar nossas vidas com seus jeitinhos únicos.

Elabore-os incansavelmente, trate-os como se fossem filhos seus, nascendo devagar para desbravar os confins do universo.

Separe seus protagonistas e vilões, eles devem ser construídos com uma atenção maior, pois são o destaque da obra.

Por fim, pense em quais tipos de pessoas rodearão essas duas classes de personagens. Formando assim uma cadeia social que resulta em sua civilização.

Enfim escrever.

Com relação ao ato em si de escrever você terá que ter paciência caso deseje que sua história nasça de verdade.

A razão de ter essa minúcia antes de pôr em prática toda a sua habilidade de escrita é desenvolver confiança, transformar empolgação em decisões concretas e reduzir a sua insegurança.

Um bom trabalho de elaboração de enredo te fará ganhar tempo na hora da escrita. Mas cuidado com a procrastinação!

Faça pequenas metas que te ajudem a construir um ritmo.

Agora, conta para mim qual é ou foi sua maior dificuldade em escrever?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *