Todo mundo que trabalha com escrita já deve ter se deparado com o termo Escrita Criativa, mas você sabe o que significa essa expressão?
Quem anda procurando aprimorar e se aprofundar no meio literário deve ter visto alguns cursos de escrita criativa. Se você é uma dessas pessoas e quer saber um pouco mais antes de investir em um curso, está no lugar certo.
Segue com o blog Criadores de Mundos que vamos falar um pouco sobre essa que é uma técnica que vem sendo tão utilizada não só por escritores, mas outros profissionais também.
O que é escrita criativa?

Podemos sintetizar seu significado em: escrever um texto usando a criatividade. Livros de ficção, com histórias e personagens criados são um ótimo exemplo, embora não os únicos.
Muitos escritores, iniciantes ou não, buscam aprender escrita criativa, para ajudar em seus processos de criação. Mas ultimamente as técnicas ensinadas vem ultrapassando o meio literário e chegando a profissionais de diversas áreas.
Quando escrevemos uma receita de bolo utilizamos técnicas que não exigem criatividade: ingrediente seguido de modo de preparo.
No entanto se começamos com uma introdução sobre a receita em que discorremos sobre um café da tarde com crianças correndo em volta da mesa e enfiando os dedinhos no bolo, pois não aguentam a ansiedade de se deliciar com aquele artigo da confeitaria, estamos usando a escrita criativa.
Acho que deu para notar a importância e porque ela vem sendo procurada, não só por escritores, mas por profissionais de diferentes áreas que buscam chamar atenção das pessoas por meio de textos criativos que prendam o leitor.
Breve história
A escrita criativa surgiu por volta de 1846, trazida à luz pelo famoso escritor Edgar Allan Poe. Na época ele escreveu o livro A Filosofia da Composição, onde destrinchava uma de suas obras mais conhecidas O Corvo.
Posteriormente outros escritores dedicaram-se a pôr suas experiências e conhecimentos em obras sobre escrita e a arte de escrever.
Foi no século XX que a Universidade de Iowa criou o primeiro curso de escrita do mundo. Até então o curso ainda existe e recebe autores renomados.
Cursos de Escrita Criativa
Atualmente, é muito comum ouvirmos falar em cursos de escrita criativa.
Aqui no Brasil, o primeiro curso foi criado e lecionado pelo professor Gilson Rampazzo, em 1967.
Hoje podemos citar o curso da PUC-RS, um dos mais famosos do país, para quem gosta da modalidade de ensino presencial.
Além disso, na internet é possível achar uma gama de cursos dedicados a ensinar escrita criativa.
Buscar obras sobre a arte de escrever é uma boa opção também para quem quer se aventurar mais na criação de seus textos.
Não esqueça que escrever não é um dom e sim uma habilidade que se desenvolve à medida que se pratica.
Fonte: G. M. Rhaekyrion | Educa+ Brasil | Ronaldo Bressane